A ventilação industrial é parte do sistema para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. É ela a responsável por realizar a movimentação do ar dentro de um ambiente de maneira planejada, com o objetivo de trazer ar limpo e renovado ao ambiente.

Mesmo sendo um sistema eficaz e necessário,como tempo e o uso constante, ele pode apresentar problemas comuns pela falta de manutenção preventiva, como ruídos, desbalanceamento ou vibrações.

A importância da manutenção dos sistemas de ventilação industrial é muitas vezes subestimada pelas pessoas e diretores de uma empresa. Muitas vezes eles desconhecem o quanto dependem desses sistemas para proporcionar um ambiente de trabalho limpo, seco, fresco e livre de odores que mantenha seus colaboradores confortáveis e produtivos.

O foco do artigo de hoje é detalhar a importância de uma manutenção preventiva em seu sistema. Confira!

O que acontece quando o sistema de ventilação apresenta problemas?

Quando o sistema de ventilação apresenta problemas, é notável possíveis desconfortos como o aumento em número de faltas, mudança de comportamento e temperamento, insatisfação com o trabalho e diminuição da produtividade dos trabalhadores, sem contar que pode haver aumento nas ocorrências de acidentes de trabalho e danos à saúde dos profissionais.

Como prevenir tais problemas?

Um programa de manutenção preventiva é o mais adequado para quem busca a prevenção de futuros problemas com seus equipamentos de ventilação.

Para garantir o pleno funcionamento, a Eccoair oferece serviços relacionados à manutenção destes equipamentos, a fim de realizar ajustes que visam a conservação dos equipamentos, de modo a minimizar a ocorrência de possíveis falhas e eliminar defeitos que podem se tornar mais sérios no futuro.

Entre eles, estão:

Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC)

Assistência na implementação do PMOC, estratégia comprovadamente eficaz no combate às doenças infecciosas transmitidas pelo ar, inclusive as causadas pelos diversos tipos de coronavírus.

Previsto na lei 13.589 de 04/01/18, o PMOC é um conjunto de documentos com todos os dados da edificação, do sistema de climatização, do responsável técnico, bem como procedimentos e rotinas de manutenção. É obrigatório a todos os recintos de uso público ou coletivo e deve ter responsável técnico habilitado para equipamentos acima de 5,0 TRs (60.000 BTU/h).

Parada de manutenção

Fornecemos também toda a assessoria técnica, o equipamento de ventilação e exaustão do ar e equipes de resgate de prontidão para que os clientes possam realizar suas paradas de manutenção em suas instalações com segurança e tranquilidade.

Se interessou no assunto e deseja conhecer detalhes sobre o funcionamento e manutenção preventiva destes sistemas? Fale conosco!

Contate nossa equipe!

A Eccoair é uma das principais fabricantes de sistemas de ventilação industrial do Brasil. Por mais de 14 anos, temos fornecido aos nossos clientes os equipamentos e serviços necessários para que suas instalações operem com segurança e eficiência.

Nossos sistemas de ventilação promovem a qualidade do ar e o conforto em qualquer local de trabalho. Eles melhoram o conforto e a segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, seja qual for o setor.

Para falar com nossos representantes ou solicitar um orçamento, clique aqui!