Ter uma boa ventilação em ambientes internos  é a principal função da exaustão e da ventilação em um grow indoor. Ela tem a principal função de renovar o ar de dentro do ambiente enquanto a ventilação faz com que mais ar entre em contato com as folhas, promovendo maior absorção de gás carbônico.

Os dois trabalhando juntos

Para um bom funcionamento, exaustores devem ser colocados tanto na entrada como na saída da estufa para que o ar circule intensamente dentro dela. Em alguns casos é utilizado em quantidade e locais diferentes, estes acoplados a sistemas de filtragem para retenção de odores. Mas o processo funciona somente com um exaustor de saída e a entrada sendo feita de forma passiva.

 

É preciso ter atenção nos locais que serão instalados os ventiladores de forma que não movam demais as plantas evitando que elas dobrem ou quebrem com muito vento direcionado. Coloque-os de cima para baixo, atingindo mais as copas das plantas, onde estão as folhas e flores, que devem ser mais ventiladas. Também é importante promover ventilação na parte inferior das plantas caso as copas sejam muito densas. Assim, a parte debaixo das plantas seria mais ventilada, o que levaria mais ar para as mesmas. Ventiladores funcionam melhor se colocados na função oscilante, pois abrangem uma área maior do grow.

 

Bônus 

Ambos equipamentos devem funcionar continuamente 24 horas por dia para a boa saúde das plantas e a renovação do ar, que é um elemento importantíssimo no cultivo indoor. Para exercerem um bom funcionamento, estes equipamentos devem estar de acordo com o tamanho do ambiente. 

 

Dica ECCOO AIR: caso o ventilador seja potente demais, coloque-o virado para a parede do grow, oscilando de um lado para o outro. Isso faz o ar circular bem, sem estar diretamente sobre as plantas.

 

Somos especialistas em sistemas de ventilação, entre em contato e tire todas suas dúvidas, nossos especialistas estão sempre à disposição para encontrar a melhor solução.