Independente da circunstância, contar com uma ventilação eficaz é mais do que necessário,é uma garantia de proteção à saúde de quem frequenta determinados ambientes. Em circunstâncias normais e em situações de emergência, como incêndios ou poluição do ar, os edifícios residenciais, empresariais e comerciais necessitam de ventilação adequada para proteger a saúde dos ocupantes.

A Eccoair é uma empresa que carrega a missão de cuidar da saúde e da segurança dos trabalhadores, principalmente em áreas de espaços confinados. Como a ventilação, de modo geral, é um tema frequente em nosso blog, o assunto deste artigo vai detalhar quais são os principais tipos de ventilação. Acompanhe!

Descubra quais são os principais tipos de ventilação

Hoje em dia, existem diversos tipos de sistemas de ventilação, porém, os dois principais sistemas atualmente em uso são ventilação natural e a ventilação forçada.

Cada uma possui suas particularidades na hora de renovar o ar dos ambientes, além de manter certo controle sobre a temperatura, umidade ambiente, grau de pureza e velocidade de escoamento compatíveis com as exigências fisiológicas para a saúde humana. Sem contar que, com a ventilação, se torna possível eliminar agentes nocivos à saúde, como poeira, vírus e bactérias.

Ventilação natural

Caracteriza-se como ventilação natural aquela que proporciona a entrada e a saída do ar de um ambiente sob uma forma intencional e controlada através de janelas e portas. Ou seja, não é algo manipulado.

A ventilação natural é aquela que não usa equipamentos de renovação do ar e está mais ligada ao desenvolvimento de projetos de arquitetura. O sistema natural oferece diversos benefícios, no entanto, não há controle da entrada de agentes nocivos no ambiente, bem como a temperatura se torna instável.

Ventilação forçada

A ventilação forçada, por sua vez, é feita de modo mecânico, através de ventiladores e divide-se em ventilação geral e ventilação local exaustora.

A ventilação geral controla a concentração ambiental de calor, gases, vapores e particulados, através da diluição dos contaminantes com uma vazão de ar passando pelo recinto, enquanto a ventilação local exaustora aplica-se a instalações onde existem contaminantes que não podem ser dispersados e diluídos na atmosfera ambiente por um sistema de ventilação geral. Desse modo, os equipamentos atuam para evitar que os contaminantes se espalhem no ar.

Não perca tempo. Invista em ventilação!

É fato que hoje em dia é difícil encontrar uma indústria ou comércio que não utiliza a ventilação. As aplicações da ventilação variam muito de lugar para lugar, mas em geral podemos citar os seguintes ambientes:

  • Pressurização das escadas de incêndio em edifícios;
  • Ventilação para retirada de calor e fumaça de cigarro de auditórios e teatros;
  • Ventilação em cabines de pintura;
  • Exaustão localizada em ensacamentos de grãos e outros produtos em pó;
  • Exaustão em cozinhas industriais;
  • Ventilação intensificada em áreas de aciarias de siderúrgicas;
  • Ventilação para retirada de umidade em ambientes com piscina em academias;
  • Renovação de ar externo em salas de máquinas para ar condicionado;
  • Ventilação para equipamentos que irradiam calor ;
  • Ventilação em túneis rodoviários;
  • Exaustão, em sala limpa, de fumos de soldas em placas eletrônicas.
  • Teste nossa qualidade!

A Eccoair é uma empresa especialista em exaustão, ventilação e conforto térmico. Com unidades em São Paulo e Pernambuco, a indústria está no mercado desde 2008.

Seu diferencial está em realizar testes sem custo para o cliente, em todas as fases do projeto de ventilação, colocando máquinas e equipe de engenharia à sua disposição.

Essa exclusividade só oferece quem tem 100% de segurança em seus produtos e serviços.

Como especialistas no assunto, nós garantimos a sua satisfação.

Invista no seu negócio! Clique aqui e conheça nossas condições. Solicite já um orçamento!