Os trabalhos em espaços confinados são uma das modalidades mais perigosas de serviço.

Para pôr em prática a execução de qualquer atividade, deve-se previamente adotar uma série de procedimentos para preservar a vida e a integridade física dos trabalhadores envolvidos.

Separamos abaixo algumas medidas que devem ser tomadas antes de iniciar o trabalho em espaços confinados. Confira!

PET

PET é a sigla para Permissão de Entrada de Trabalho e consiste em um documento escrito, que deve apresentar uma série de medidas e conjuntos de controles relacionados à entrada e realização do trabalho no local confinado.

Neste documento, também devem ser inseridas as informações relativas às medidas de urgência, emergência e de salvamento nesses ambientes caso algo dê errado.

Dessa forma, nenhum trabalho em espaço confinado deve iniciar sem a PET, que precisa ter a data e hora de início e de finalização do trabalho.

É importante ressaltar que para cada nova entrada no espaço confinado, é necessária uma nova PET, mesmo que o prazo anterior não tenha vencido.

Sinalização e isolamento da área

Outra medida muito importante a ser feita com trabalhos confinados é a de sinalização e isolamento da área. Isso deve ser feito com o intuito de deixar claro qual tipo de trabalho está sendo executado no local, evitando a entrada de trabalhadores sem preparo, além de prevenir acidentes.

Equipamentos de ventilação e equipamentos de resgate

Os espaços confinados devem contar com equipamentos de ventilação e de resgate.
O primeiro com o objetivo de melhorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários em serviço. O segundo, com o intuído de assegurar que o resgate seja feito de forma rápida e segura, caso algo não saia bem durante o processo.

Equipamentos medidores de oxigênio

Os espaços confinados costumam apresentar uma baixa quantidade de gás oxigênio.
Devido a isso, é importante que os trabalhadores e a equipe estejam municiados com medidores do nível de oxigênio no local, a fim de detectar se a presença do mesmo é segura.

Equipamentos medidores de gases e vapores tóxicos e inflamáveis

Muitos dos espaços confinados estão situados em locais onde o risco da presença de gases e vapores tóxicos e inflamáveis são reais. Para não dar chance para o azar, é necessário que a equipe conte com equipamentos capazes de medir a presença dessas substâncias, além de contar com mecanismos capazes de neutralizá-los e protegê-los, como máscaras de ar, por exemplo.

Portanto, o uso de equipamentos de ventilação é uma ótima alternativa para a proteção coletiva em ambientes fechados.

FALE COM A ECCOAIR: Mantenha seus colaboradores e clientes em segurança e fique em conformidade com as normas vigentes.