Para seguir os critérios do NR-33 e garantir a segurança dos colaboradores contra problemas de asfixia e gases tóxicos em locais confinados, a ventilação destes locais se faz necessária. Porém, em quais casos exatamente isso precisa ocorrer? Leia mais em nosso blog.

A norma regulamentadora 33 (NR-33) tem como objetivo proteger e garantir a segurança daqueles que trabalham em ambientes confinados. A ventilação em espaços confinados é fundamental.

Essa medida ajuda a evitar acidentes de trabalho, pois ajuda na renovação do ar interno. No entanto, não são apenas as grandes indústrias que precisam estar atentas ao assunto. Estamos presentes em ambientes confinados que precisam de atenção à ventilação quase diariamente.

Salas de escritório, cozinhas de restaurante, escadas de emergência etc. Todos esses ambientes precisam de uma atenção especial quando o assunto é a ventilação dos espaços confinados.

Os riscos que o ambiente confinado pode oferecer

Os ambientes confinados podem oferecer riscos de diversas formas diferentes, principalmente no espaço de trabalho, uma vez que algumas pessoas trabalham expostas a gases tóxicos, substâncias inflamáveis e temperaturas extremas. Além, é claro, da escassez de oxigênio no ar, que é muito comum nesse tipo de ambiente.

Todos esses pontos que podem colocar em risco a vida humana estão diretamente relacionados ao ar. Isso mostra a importância da ventilação de espaços confinados.

Quando um espaço confinado deve ser ventilado?

É muito importante que os espaços confinados sejam ventilados, não só por questões de segurança, mas também para garantir o bem estar dos trabalhadores. Afinal, quem trabalha feliz, trabalha melhor.

Por isso, voltamos a reiterar a importância de que todos os ambientes confinados tenham uma atenção especial à ventilação do ambiente. Afinal, grande parte desses ambientes não é ideal para a ocupação humana, muito menos por longos períodos de tempo.

Para melhor compreensão do que são esses ambientes confinados, confira os exemplos a seguir: tanques, dutos, poços, prensas, reatores, incineradores, caldeiras e tubulações.

No entanto, esses são os ambientes mais industriais. Como citamos acima, uma sala de escritório pode ser também um exemplo de ambiente confinado, a depender de sua estrutura. E por mais amplas que pareçam ser, até mesmo esses locais devem ser ventilados.

Ventilação e outras medidas de segurança

Além da ventilação que é crucial para a segurança dos trabalhadores, há outras medidas de segurança que são indispensáveis. Como o uso de equipamentos de proteção, o monitoramento do ambiente diário e a correta orientação de todos os trabalhadores sobre os riscos aos quais estão expostos.

E claro, o uso de equipamentos que promovam a melhoria da qualidade do ar se faz necessária.

Como saber quais equipamentos utilizar?

Existem vários equipamentos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade do ar. Alguns focam mais na ventilação de fato, eles ajudam a retirar os agentes poluentes do ambiente.

Outros são mais voltados para a reintrodução de ar limpo, o que ajuda a aumentar o nível de oxigênio internamente.

Existem ainda outros equipamentos que mesclam essas duas necessidades. Além de reinserir o ar limpo, eles também extraem os poluentes do ambiente.

No entanto, não basta escolher um equipamento e pronto! É preciso entender todo o ambiente, as condições do ar, as condições de trabalho e quais são as necessidades para a melhoria do mesmo.

Só assim é possível encontrar o equipamento que irá atender as necessidades para a boa ventilação do espaço. Quer entender qual o equipamento ideal para a ventilação da sua empresa? Acesse nosso site: www.eccoair.com.br/