O trabalho em espaço confinado pode expor os trabalhadores a riscos que resultam em acidentes de natureza grave, sendo assim os procedimentos de trabalho e ações preventivas nos serviços executados nesses locais são fundamentais. A NR-33 estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Segundo o NIOSH, espaço confinado é aquele que, em função do projeto, possui aberturas limitadas de entrada e saída; ventilação natural deficiente; o ar ambiente pode conter ou produzir contaminantes perigosos e o local não se destina a ocupação contínua de um trabalhador.

 

O NIOSH divide os espaços confinados em três classes:

 

  • Espaços Classe A – são aqueles que apresentam situações que são IPVS. Incluem os espaços que têm deficiência em 02 ou contêm explosivos inflamáveis ou atmosferas tóxicas;​​​​​​​

 

​​​​​​ ​ ​Imediatamente perigoso para a vida – requer procedimentos de resgate com mais de um indivíduo completamente equipado com equipamento de ar mandado – manutenção de comunicação necessária e um vigia adicional fora do espaço confinado.

 

OXIGÊNIO – percentual < 16% (122 mmHg) ou > 25% (190 mmHg)

INFLAMABILIDADE – 20% ou mais do L.I.E (limite de explosividade)

TOXICIDADE – idhl (ipvs)

 

  • Espaços Classe B – não apresentam perigo para a vida ou a saúde, mas têm o potencial para causar lesões ou doenças se medidas de proteção não forem usadas;

 

Perigoso, mas não imediatamente ameaçador – requer procedimentos de resgate com um indivíduo completamente equipado com equipamento de ar mandado – visualização indireta ou comunicação frequente com os trabalhadores.

 

  • Espaços Classe C – são aqueles onde os riscos existentes são insignificantes, não requerendo procedimentos ou práticas especiais de trabalho.

 

Riscos potenciais – não requer modificações nos procedimentos de trabalho – procedimentos de resgate padrões – comunicação direta com os trabalhadores, de quem está fora do espaço confinado.

 

% de OXIGÊNIO – 19.5 a 21.44 (148 mmHg – 163 mmHg)

INFLAMABILIDADE – 10% do L.I.E. (limite de explosividade) ou menos.

 

Garanta segurança e saúde para você e a sua equipe

 

Com a Ecco Air, você conta com soluções, em venda ou locação, para as diferentes necessidades de ventilação em espaços confinados e áreas classificadas.

 

Garanta a melhor qualidade de ar para você e seus colaboradores!

 

Entre em contato com a nossa equipe e solicite seu orçamento!