O cuidado com a saúde do trabalhador deve estar entre os mais importantes focos de um negócio. Afinal, os colaboradores são os grandes responsáveis pelo crescimento da empresa, desempenhando papéis fundamentais para o andamento das atividades.

Neste contexto, no blog de hoje você confere o que a norma diz e também as causas e como evitá-las.

NR 33

A norma NR-33 estabelece um quadro de revisão da aptidão física e mental do trabalhador para o trabalho e mede o risco de estressores psicossociais. Esta avaliação destina-se a ajudar os empregadores a determinar se os seus trabalhadores podem desempenhar as suas funções com segurança, tanto em termos de capacidades presentes como de perspectivas futuras.

Acompanhamento da saúde dos trabalhadores

33.5.19.1 Os trabalhadores designados para atividades em espaços confinados devem ser avaliados quanto à aptidão física e mental, considerando os fatores de riscos psicossociais.

33.5.19.2 A aptidão para trabalhos em espaços confinados deve estar consignada no Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, nos termos da NR-07 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO).

Acidentes de trabalho

Com o psicológico abalado, os funcionários estão propensos a distrações e inseguranças que podem causar os mais diferentes tipos de acidente de trabalho.

Mudanças de comportamento

Uma das principais consequências desse tipo de risco atinge diretamente o comportamento do trabalhador. Isso acomete os relacionamentos familiares, íntimos e pessoais. E com esse comportamento afetado, podemos ter o surgimento de vícios em bebidas alcoólicas, drogas, tabagismo, compulsão alimentar, insônia, síndrome do pânico, irritabilidade constante, entre outros.

Como evitar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho?

A gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho pode acontecer por meio de ações preventivas e integradas, contemplando três fases:

Fase 1
Sensibilização da equipe, sinalizando as situações problemáticas e desenvolvendo pequenos cursos ou seminários.

Fase 2
Capacitação e formação, para munir os trabalhadores e chefias de ferra
mentas, que possam ser utilizadas quando se depararem com estas problemáticas. Realizar treinamentos, que contemplem ações para gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, para a gestão do tempo e assédio moral.

Fase 3
Desenvolvimento de políticas de gestão, que inclui as mudanças nos postos de trabalho, nos horários do trabalho e no enriquecimento de funções. Assim como, desenvolvimento de sistemas de recompensas baseado no desempenho e o desenvolvimento de programas de ginástica laboral. As intervenções são a promoção de relações trabalhistas preconizadas, porque é base fundamental para a prevenção dos riscos psicossociais, e finalmente sobre agir sob as relações contratuais transparentes, estáveis e justas.

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