Sabemos que Abril é o mês da conscientização aos acidentes de trabalho. Mas você sabia que existe uma semana interna de prevenção a acidentes de trabalho (SIPAT) obrigatória nas empresas?

O que é SIPAT?

Criada em 1953 (antes do Abril Verde), o SIPAT é uma atividade anual obrigatória nas empresas que possuem CIPA (Comissão Interna de prevenção a Acidentes) para reduzir as taxas de acidentes e doenças ocupacionais.

Os membros dessa comissão, junto aos gerentes de RH da empresa, anualmente elaboram uma semana de atividades para conscientizar e passar o máximo de informações possíveis. Portanto, quanto mais descontraído e com o foco de reforçar o programa de treinamento dos funcionários, maior  será a absorção.

As atividades podem incluir palestras, peças teatrais, gincanas, dinâmicas em grupo, brincadeiras, oficinas, ginástica laboral, atividades esportivas, oficinas, realização de exames, etc.

E entre os temas que podem ser abordados nas palestras estão: como evitar os acidentes de trabalho, uso correto de EPIs, a importância dos EPCs, atividades físicas e qualidade de vida, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), segurança no trabalho e motivação.

E  pode ocorrer a qualquer semana do ano, independentemente se no ano anterior ocorreu em um mês completamente diferente.

Entre os benefícios da SIPAT, está:

  • Redução nos acidentes e doenças ocupacionais;
  • Diminuição nos índices de afastamento por tratamento;
  • Colaboradores mais saudáveis e produtivos;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Integração entre profissionais e departamentos.

Além disso, a SIPAT é uma excelente forma para abordar assuntos relacionados às doenças ocupacionais e demais problemas de saúde. Temas como DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo ganham foco neste evento.

E o que regulamenta todo este evento é a Norma Regulamentadora número 5 (NR 5) que trata especificamente de todos os aspectos relacionados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Dessa forma, essa NR estipula todas as regras, condições e demais detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos na CIPA.

Como fazer os colaboradores participarem?

A CIPA deve fazer a divulgação por meio de instrumentos como a intranet (e-mail e sistemas internos da empresa, murais, cartazes em locais estratégicos, como banheiros, refeitórios para que atinjam o público alvo que se pretende alcançar.

E ao final, trabalhar para que os colaboradores passem um feedback de todo o material utilizado ao decorrer da semana, perguntando através de questionários ou urnas na empresa, quais foram os pontos que mais gostaram, quais foram os pontos que não concordaram ou até mesmo solicitar sugestões para as próximas ações.

A Eccoair

SIPAT é mais uma ferramenta útil para que ocorra cada vez menos acidentes dentro do ambiente profissional, atualizando os colaboradores sobre qual a melhor forma de atuar na sua área, gerando segurança e estabilidade, assim como os sistemas de Exaustão, Ventilação e Detecção de Gás da Eccoair:

  • Cuidando da saúde e da segurança dos trabalhadores em espaços confinados e áreas classificadas com nossos exaustores, insufladores e ventiladores.
  • Zelando pela qualidade do ar, levando bem-estar para seus colaboradores por meio de um plano de ventilação para espaços confinados.

 

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