As atmosferas explosivas podem causar NR 33: caracterização de atmosfera explosiva e ventilaçãosituações perigosas, com consequências imprevisíveis. Neste contexto, no blog de hoje iremos abordar o assunto e falar das alterações da NR.

O que são atmosferas explosivas e áreas classificadas?

Áreas classificadas são lugares nos quais existem chances de se formar atmosferas explosivas. Atmosferas explosivas, por sua vez, surgem em ambientes onde se realizam atividades com substâncias inflamáveis, como poeira, fibra, gases, vapores, entre outros. Quando esses elementos se misturam com o ar, há riscos de explosões.

Em locais com atmosferas explosivas e áreas classificadas, são exigidos diversos procedimentos para a execução de trabalhos. Nesses casos, atividades como construção, instalação de maquinários ou mesmo o uso de equipamentos elétricos devem ser feitas levando em consideração esses riscos.

Diante disso, cabe às organizações tomar providências para evitar esses acidentes, cumprindo com as normas para evitarem multas, interdições e processos na Justiça. 

Equipamentos

O trabalho em áreas classificadas com potencial formação de atmosferas explosivas deve seguir uma série de imposições em relação aos equipamentos de proteção. Parte desses utensílios preventivos é coletiva, mas também são essenciais os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Um bom exemplo de ferramenta protetora que abrange a todos são os detectores de gases. De acordo com a NBR 16.577, esses maquinários devem identificar, pelo menos, quatro tipos diferentes de gases perigosos.

Também são cruciais para a segurança os insufladores de ar. Em espaços confinados com risco de explosividade, tais dispositivos realizam a troca de ar, deixando o ambiente mais seguro. Desse modo, a circulação natural — geralmente insuficiente nesses espaços — é substituída pela ventilação mecânica.

Nunca é demais recordar, porém, que os insufladores elétricos de ar devem estar aptos para uso de acordo com a classificação de cada local onde forem instalados. Essa determinação está descrita na Portaria de número 179 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Vale ressaltar também que, a Ecco Air realiza todos os serviços de acordo com a metodologia adequada a Espaços Confinados.

Veja mais exemplos de equipamentos de proteção coletiva:
• Acessórios para resgate e kit para socorro pré-hospitalar;
• Rádios de comunicação e Iluminação Ex à prova de explosões;
• Sistema de ancoragem que facilite o acesso durante as medidas de salvamento;
• Extintores.

Garanta segurança e saúde para você e a sua equipe

Com a Ecco Air, você conta com soluções, em venda ou locação, para as diferentes necessidades de ventilação em espaços confinados e áreas classificadas.

Garanta a melhor qualidade de ar para você e seus colaboradores!

Entre em contato com a nossa equipe e solicite seu orçamento!